Global Voices esteve no debate sobre jornalismo móvel em Moçambique

Debate na IREX

Debate na IREX

Realizou-se no dia 31 de Março, o debate sobre jornalismo móvel em Moçambique organizado pela IREX através do Programa Para Fortalecimento da Mídia, com a presença do jornalista e investigador do Centro de Integridade Pública, Borges Nhamirre. O Global Voices esteve representado por mim, de onde partilhei a minha experiência e o modo de fazer jornalismo. Borges Nhamirre referiu que falar do Jornalismo em Moçambique é uma situação difícil devido as condições que o país representa.

O jornalismo móvel tem as vantagens e desvantagens. A adopção de plataformas inovadoras é um elemento irreversível para a forma como se pratica o jornalismo em Moçambique. É preciso que se tenha uma formação académica da área de jornalismo em Moçambique – contudo, há muitos casos de jornalistas acabam ficando na profissão sem formação porque temos défice de jornalistas formados na área.

Para o orador o jornalismo móvel tem duas fases que passa (primeiro) por captar a imagem e (segundo) fazer publicação, mas a crítica de não ser responsabilizado sobre o que se publica e a existência de autores desconhecidos é um problema. Para ele, o jornalismo móvel seria aquele feito por jornalistas identificados e com meios móveis com reconhecimento. O Jornalismo móvel não cria fronteiras, mas, o jornalismo foi sempre complementar a televisão. Nalgum momento o jornalismo móvel substitui o que se faz a nível móvel e o jornalismo móvel não têm grandes custos.

Um dos jornalistas em formação na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane disse:

Não podemos chamar a isso de jornalismo, mas sim de cidadãos em rede. Para ele, a formação é fundamental para esta área, não existe jornalismo móvel, deve-se chamar como uma outra profissão ou actividade.

Alexandre Zandamela do Olho do Cidadão disse: a questão que deve ficar clara deve se clarificar entre jornalismo e repórter, pois nota-se uma confusão entre os conceitos.

Jornalismo Móvel

Jornalismo Móvel

@tomqueface: deve haver um sistema de clarificação de glossário sobre o que é jornalismo, cidadão-repórter.

O Global Voices foi evidenciado como um dos exemplos de grande sucesso em todo mundo, pela capacidade que a rede dá para que as pessoas criem notícias pelos seus comentários e publicações. Falou-se ainda da influencia do GV na defesa dos Direitos Humanos e por liderar movimentos que criem espaços de participação dos cidadãos. A realização do Summit nas Filipinas serviu de amostra pela forma como o GV junta os seus colaboradores espalhados por todo o mundo.

1 comment

Join the conversation

Authors, please log in »

Guidelines

  • Please treat others with respect. Comments containing hate speech, obscenity, and personal attacks will not be approved.